Curso sobre gestão de negócios sustentáveis capacita emprendedores da região de Parelheiros

Iniciativa da Prefeitura visa impulsionar o desenvolvimento da agricultura e empreendedorismo na região de Parelheiros e Capela do Socorro

O Programa Fábrica de Negócios, oferecido pela Ade Sampa – Agência São Paulo de Desenvolvimento, entidade vinculada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, capacitou empreendedores da região de Parelheiros e Capela do Socorro. A atividade é uma parceria com o programa Ligue os Pontos, que tem como objetivo fomentar negócios relacionados ao desenvolvimento sustentável e ao crescimento da cadeia de valor da agricultura na zona sul da capital.

Voltado para produtores rurais, microempresários da região e interessados em abrir um negócio local, o curso do Fábrica de Negócios foi oferecido no CEU Parelheiros.  Ao longo de seis encontros, entre os dias 3 e 11 de outubro, os participantes puderam aprender técnicas para colocar em prática seus projetos a partir da percepção de suas habilidades pessoais, experiências e realidades locais.

“Completamos três cursos na região e iremos realizar outros três para que ao final tenhamos cerca de 100 pessoas capacitadas em negócios sustentáveis”, comenta a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso. “Fomentar novos negócios no extremo sul da cidade é um dos objetivos da nossa gestão”, completa.

Já no dia 18 de outubro, começa o curso de Gestão de Pequenos Negócios com a metodologia The Studio, que oferece técnicas e instruções relacionadas ao planejamento estratégico de um negócio, apresentando orientações sobre como estruturar uma empresa de maneira elaborada. Serão quatro encontros, de sete horas cada, em que os alunos realizarão também atividades práticas sobre temas como finanças, marketing, comunicação, mercado e concorrência.

Os interessados em participar podem se inscrever pelo link  www.bit.ly/ligue_pontos  ou presencialmente na Casa da Agricultura, localizada na Av. Sadamu Inoue, 5252.

Além disso, os cursos servirão como preparação para o Concurso de Aceleração do Ligue os Pontos, projeto elaborado pela Prefeitura de São Paulo que busca premiar propostas de desenvolvimento econômico no setor da agricultura e produção de alimento.

Projeto Ligue os Pontos

O Projeto Ligue os Pontos, desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano (SMDU), foi vencedor do prêmio “Mayors Challenge 2016” (Desafio dos Prefeitos), promovido pela Bloomberg Philantropies para cidades da América Latina e Caribe. O objetivo do Projeto é fortalecer a agricultura rural no sul do município de São Paulo, promovendo assim a sustentabilidade socioambiental.

Curso de Gestão de Pequenos Negócios

Data: 18 e 25 de outubro