O Ligue os Pontos é um projeto desenvolvido dentro da Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento em conjunto com outras secretarias e órgãos municipais. É o resultado de uma iniciativa da Prefeitura de São Paulo para promover o desenvolvimento sustentável do território rural e aprimorar suas relações com o meio urbano a partir dos diversos pontos envolvidos na Cadeia da Agricultura.

Com essa proposta, a cidade de São Paulo foi vencedora do prêmio Mayors Challenge 2016, promovido pela Bloomberg Philanthropies. A organização premiou iniciativas inovadoras em políticas públicas nas cidades da América Latina e do Caribe. São Paulo recebeu o prêmio principal, com a premissa de que um dos grandes desafios a ser enfrentado pelas cidades latino-americanas é estabelecer uma relação sustentável entre as áreas urbana e rural. As demais cidades premiadas pelo concurso foram Santiago (Chile), Medellín (Colômbia), Guadalajara (México) e Bogotá (Colômbia).

Missão

O Ligue os Pontos tem como missão promover a sustentabilidade socioambiental do território rural no sul de São Paulo através do fortalecimento da agricultura local. Objetivo é fortalecer a cadeia de valor da agricultura local com o uso da tecnologia como ferramenta de integração e coordenação entre as iniciativas e as partes interessadas associadas à cadeia – do setor público e da sociedade civil

Nossa estratégia é ligar os pontos

Utilizando a tecnologia como ferramenta de integração e coordenação de iniciativas existentes e informações, fomentamos a cadeia de valor da agricultura local. Conectando o potencial produtivo do território rural à dinâmica da maior economia urbana brasileira, criamos vínculos sustentáveis, de forma que os cidadãos possam se valer disso. Estimulando uma economia verde consistente, evitamos que as áreas cultiváveis sejam tomadas pela urbanização e coloquem em risco a segurança hídrica da cidade.

Atualmente, cerca de 400 famílias ocupam 50 km² de áreas cultiváveis. Entretanto, a expansão urbana ainda ameaça uma área equivalente a 2,5 vezes a área de Manhattan. Percebemos que ligando os pontos na cadeia de valor da agricultura local, tornando a produção mais rentável, os agricultores seriam encorajados a permanecer em suas terras e mesmo expandir a produção. Experiências bem sucedidas de economia compartilhada com tecnologia, o êxito de práticas de governo aberto, e ainda o movimento crescente em prol da alimentação saudável e preservação ambiental nos inspiraram para este projeto. Percebemos então que a melhor forma de abordar o problema seria estabelecer conexões e sinergias entre as ações do poder público e iniciativas da sociedade.

                                                                   Agenda