O Plano Diretor Estratégico propõe a Zona Rural, produtora de água, alimento e biodiversidade, como área de usos sustentáveis, da preservação de ecossistemas naturais e de contenção da expansão urbana. Além disso, também promove o Polo de Desenvolvimento Rural Sustentável, com a valorização do ecoturismo, agroecologia, da produção orgânica e de atividades de lazer. Assim, busca-se a geração de emprego e renda aliada à proteção ambiental.

Desenhado a partir do Plano Diretor Estratégico como estratégia de desenvolvimento territorial sustentável, o Projeto Ligue os Pontos busca contribuir para o desenvolvimento local da zona rural sul paulistana, colaborando para a proteção da área de mananciais e fortalecendo a cadeia de valor da agricultura e da alimentação dessa região de grande vulnerabilidade socioambiental e pressionada pelo avanço da expansão urbana.

Uma importante ação prevista no Plano Diretor e apoiada pelo Ligue os Pontos é a implementação do instrumento do Pagamento por Prestação de Serviços Ambientais (PSA), que possibilitará que os produtores rurais da zona sul possam ser remunerados ao manter ou recuperar remanescentes florestais, nascentes e matas ciliares e/ou adotar boas práticas agrícolas, aderir ao protocolo de transição agroecológica ou promover a conversão da produção convencional para a orgânica. Em dezembro, o Plano Municipal de Conservação e Recuperação das Áreas Prestadoras de Serviços Ambientais (PMSA) foi aprovado por unanimidade pelo Conselho Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (CADES).