Plano Diretor Estratégico | PDE

Plano Diretor Estratégico | PDE

O Plano Diretor Estratégico propõe a Zona Rural, produtora de água, alimento e biodiversidade, como área de usos sustentáveis, da preservação de ecossistemas naturais e de contenção da expansão urbana. Além disso, também promove o Polo de Desenvolvimento Rural Sustentável, com a valorização do ecoturismo, agroecologia, da produção orgânica e de atividades de lazer. Assim, busca-se a geração de emprego e renda aliada à proteção ambiental.

O processo de revisão participativa do Plano Diretor Estratégico (PDE) foi um passo importante para trazer o debate sobre o rural definitivamente para a agenda da cidade de São Paulo. A recuperação da Zona Rural no PDE significou reconhecer neste território sua dimensão produtiva, de conservação ambiental, de manutenção da biodiversidade e produção de água, de garantia da segurança alimentar e oportunidade de inclusão social e de paisagem cultural.

São Paulo coloca-nos ainda o desafio de pensar sobre a relação urbano-rural no contexto metropolitano, onde o diálogo com outros planos setoriais – como o Plano Municipal de Recuperação da Mata Atlântica e o Plano Municipal de Habitação – se faz ainda mais necessário para a construção de um projeto de desenvolvimento inclusivo, ambientalmente responsável e socialmente justo.