Projeto Ligue os Pontos, da Prefeitura de São Paulo promove live de lançamento de selos para reconhecimento das iniciativas ligadas à agricultura e alimento na cidade

Encontro virtual será transmitido pelo Facebook oficial da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo e contará com a coordenação das secretárias municipais Aline Cardoso e Marta Suplicy, além da chef de cozinha Paola Carosella

Na próxima terça-feira, dia 25 de maio, às 15h, o Projeto Ligue os Pontos, iniciativa da Prefeitura de São Paulo, que contou com o financiamento da Bloomberg Philanthropies, realizará um evento online de divulgação e lançamento dos selos: “Nós fazemos a Sampa+Rural” e “Aqui tem produção de Sampa”. A transmissão será feita pelo endereço: facebook.com/spsmdet

Mais de 1.400 locais cadastrados na plataforma colaborativa Sampa+Rural podem ter acesso ao selo “Nós fazemos a Sampa+Rural”. São agricultores, hortas urbanas, mercados, pontos de ecoturismo, iniciativas da sociedade civil e políticas públicas ligadas aos temas da agricultura sustentável, da alimentação saudável e proteção ambiental. O objetivo é dar visibilidade aos paulistanos sobre essa ampla rede de lugares que estão por toda a cidade, além de facilitar a conexão entre eles, estimulando novos negócios.

Já o selo “Aqui tem Produção de Sampa” vai identificar os estabelecimentos que comercializam produtos de agricultoras/es da cidade, como mercados, feiras, restaurantes, cafés e empórios. Esse selo, no entanto, só será fornecido após a confirmação do Projeto Ligue os Pontos com quem produz para esses estabelecimentos. Este selo contempla, ainda, parte da rede os pontos de visitação dos dois polos de Ecoturismo da cidade: Parelheiros e Cantareira.

Agora, para além da plataforma digital, a Sampa+Rural está espalhada pela cidade, por meio dos selos físicos que reconhecem esses estabelecimentos e fortalecem essa rede tão importante para São Paulo. Cada selo traz um QR Code que leva ao perfil do local na Sampa+Rural.

“Os selos são uma forma de reconhecer e fortalecer essa rede. Por meio deles, os consumidores e comerciantes poderão saber a origem do produto que estão comprando e impulsionar a produção da cidade de São Paulo. É uma parceria onde todos ganham, pois consomem produtos de qualidade e ainda incentivam a economia local”, explica a secretária de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Aline Cardoso.

O evento contará com a participação da chef de cozinha Paola Carosella, os representantes do projeto Nicole Gobeth, Lia Palm, Mathews Lopes e Arpad Spalding, além das agricultoras Luzia Souza, da zona sul, e Terezinha dos Santos, da zona leste. Será um momento também para a equipe do projeto, que desenvolveu os Selos e a Sampa+Rural, contarem mais sobre esse processo e dialogar com os participantes.

Com a abertura para perguntas, relatos e mesa de conversa, o objetivo será reafirmar a importância das zonas rurais para a cidade, e o quanto essa rede precisa ser incentivada e fortalecida. Se o projeto já era importante antes, com a pandemia da covid-19, os temas da segurança alimentar e nutricional, alimentação saudável e preservação do meio ambiente se tornam ainda mais centrais.

Serviço: Lançamento dos Selos “Aqui tem produção de Sampa” e “Nós fazemos a Sampa+Rural”.
| Dia 25 de maio, às 15h.
www.facebook.com/spsmdet

Coordenação: Secretárias Municipais Aline Cardoso (desenvolvimento econômico, trabalho e turismo) e Marta Suplicy (relações internacionais).

Participação:
• Paola Carosella – chef de cozinha
• Arpad Spalding – articulador de campo e mercados do projeto Ligue os Pontos
• Mathews Lopes – Projeto Ligue os Pontos
• Lia Palm – Analista de Políticas Públicas e Gestão Governamental do projeto Ligue os Pontos
• Luzia Souza – Agricultora
• Terezinha dos Santos – Agricultora
Mediação: Nicole Gobeth, engenheira florestal e gestora do Ligue os Pontos.