SisRural

Sistema de Assistência Técnica e Extensão Rural e Ambiental: SisRural

O Sistema de Assistência Técnica e Extensão Rural e Ambiental – SisRural visa apoiar políticas públicas de desenvolvimento rural sustentável e de preservação ambiental, oferecendo ferramenta de consulta e coleta de dados em campo, aplicação de formulários e acompanhamento de planos de ação.
Foi desenvolvido pela Prefeitura de São Paulo, por meio do projeto Ligue os Pontos, premiado pelo Mayors Challenge da Bloomberg Philanthropies em 2016. O sistema é uma das ações que visam fortalecer a agricultura na zona sul da cidade para contribuir com a contenção da expansão urbana desordenada e proteger áreas ambientais.

É um instrumento de trabalho para utilização por técnicos autorizados, com acesso controlado por usuário e senha, por conterem dados pessoais e de uso exclusivo das políticas públicas a que se destinam.
O sistema foi desenvolvido para ser flexível e adaptável, possibilitando o uso concomitante e autônomo por diversas políticas públicas. Com sistema de prontuário único, dados de cadastro, cadernos de campo e demais registros dos atendimentos ficam disponíveis no perfil de cada unidade produtiva e agricultor/a. Dessa forma, podem ser acessados em atendimentos futuros, criando um histórico de atendimento e otimizando a atualização de dados.

O sistema também trabalha com a possibilidade de construção de formulários, que compartilham um catálogo de perguntas único para todo o sistema. Isso possibilita, por um lado, a aplicação de formulários, cadernos de campos e protocolos específicos de cada política pública e, por outro, otimiza o trabalho dos técnicos e o tempo das pessoas atendidas, uma vez que traz a possibilidade de reaproveitamento de perguntas e respostas já realizadas. O mecanismo minimiza a repetição das mesmas perguntas para uma mesma agricultor/a.

FUNCIONALIDADES

O SisRural trabalha on-line e off-line, por meio de aplicação web e aplicativo para dispositivos móveis para uso em campo, que contempla as seguintes ferramentas:

  • Cadastro de Produtores e Unidades Produtivas: base para cadastro geral de produtores e unidades produtivas, com informações documentais, uso do solo, saneamento rural, infraestrutura, pessoas.
  • Caderno de campo: formulário customizável para registro rápido de visitas de campo, com coleta de fotos e anexo de arquivos.
  • Formulários: aplicação de formulários customizáveis para coleta de dados e avaliação com pontuação. Exemplos: Protocolos de Transição Agroecológica, Protocolos de Boas Práticas Agroambientais, avaliação para o programa de Pagamentos por Serviços Ambientais, entre outros.
  • Planos de ação individuais: a partir de formulários, é possível gerar planos de ação para cumprimento de recomendações pré-definidas. Também é possível gerar planos individuais flexíveis para trabalho de assistência técnica.
  • Planos de ação coletivos: elaboração de planos de ação coletivos, para registro e acompanhamento de projetos e ações em grupo.

A aplicação usa código aberto e está disponível para replicação por outros entes interessados. Entre em contato pelo e-mail sisrural@prefeitura.sp.gov.br se quiser conhecer mais sobre a aplicação e suas possibilidades de uso.